Subscribe for Newsletter

Edit Template

Dia do Gamer: cresce o interesse por salários relacionadas a profissões do universo tecnológico

Dia do Gamer: cresce o interesse por salários relacionadas a profissões do universo tecnológico

Conheça mais sobre as profissões que podem atuar na criação de jogos

No dia 29 de agosto é celebrado o Dia do Gamer, data que foi criada para marcar a importância dos jogos e os benefícios que eles podem trazer. O Dia do Gamer surgiu na Espanha, em 2008, e desde então traz atenção para tudo que envolve o universo geekGeek foi o termo criado para falar dos fãs de tecnologia e eletrônicos, e que geralmente também adoram RPGs, quadrinhos e animes.

E, para aqueles que amam tecnologia e jogos eletrônicos, existem muitas profissões que estão relacionadas com esse meio, pois, para que um jogo seja criado e chegue às mãos de seu público, muitos profissionais estão envolvidos no processo. Sejam jogos de videogame, de computador ou de celular, todos eles contam com muitos profissionais para seu desenvolvimento, desde a idealização, passando pela criação, até chegar na finalização do produto.

Em paralelo ao tema, profissões das áreas de tecnologia são comumente vistas como bem valorizadas financeiramente. Acompanhando o cenário de efervescência, Onlinecurriculo, plataforma de currículos online, identificou, no último ano, o crescimento do interesse pela remuneração de algumas das principais profissões relativas à produção de jogos

As buscas no Google por “quanto ganha um programador” cresceram, no período entre julho de 2022 e julho 2023, tendo um crescimento de buscas de 250%. Também foi significativa a busca pelo salário dos desenvolvedores de software, com aumento de 81%. Já o interesse pela remuneração de um engenheiro de software teve crescimento de 50%.

Os produtos relacionados ao universo gamer também foram muito buscados ao longo dos últimos 12 meses. Além do uso recreativo, para os apaixonados por jogos, os itens são essenciais para quem trabalha na área.  A busca por “mesa para computador gamer” aumentou mais de 10000%. Já a procura por mouses gamers, de diversas marcas, ficou acima de 300%, enquanto a busca por modelos de cadeiras gamers foi superior a 250%.

Um pouco mais sobre essas profissões

Pensando nesse aumento das buscas por carreiras na indústria dos games, a Onlinecurriculo realizou um levantamento sobre as profissões em ascensão nesse setor. Veja a seguir:

Designer de jogos – O designer de jogos é responsável pela idealização de um jogo. São os roteiristas por trás da experiência que vai atrair os jogadores. Eles concebem e desenvolvem os elementos fundamentais de um game, como a elaboração dos conceitos a partir dos quais serão desenvolvidos a história, os cenários e os personagens. Além de definirem a aparência, também criam as regras e objetivos que irão conduzir o jogo. Para quem quiser entrar nesse meio, é importante ter conhecimento ou graduação nas áreas de Design Gráfico, Ciência da Computação ou Design de Jogos.

Desenvolvedor ou programador – É aquele que torna o que foi idealizado “jogável”. É quem escreve o código e que faz o jogo funcionar. Esse é o profissional que vai ser responsável pelos efeitos e recursos, dando movimento aos personagens e demais elementos presentes no game. Os profissionais de Desenvolvimento de Software, Engenharia de Software e de Ciência da Computação são os principais responsáveis por essa parte.

Animador de jogos ou artista visual – Este profissional vai trazer o acabamento ao que foi elaborado pelo designer e desenvolvido pelo programador. É ele quem vai aperfeiçoar as animações e que vai cuidar da iluminação, brilho, sombra das superfícies de cenários e personagens. Ele também vai cuidar de detalhes que trarão características específicas aos personagens, como a forma que ele se move, senta e pula. Podem trabalhar nesta área profissionais de Computação Gráfica, Arte, Animação e Ilustração.

Designer de som – Os designers de som vão criar as trilhas sonoras e efeitos que trarão realismo ao jogo. Eles criam a conexão entre as ações dos personagens e dos cenários com aqueles sons conhecidos, como o de uma explosão, e farão com que o game seja mais verossímil com a realidade. As trilhas também são muito importantes na criação da identidade de um jogo, uma vez que muitos games ficam na memória através de uma música. Essas tarefas são realizadas por engenheiros de som.

Tester – Este é o profissional que irá realizar os testes nos jogos enquanto estes estiverem em desenvolvimento, como forma de compreender o desempenho, os erros ou as falhas que precisam ser resolvidos. Os testers também podem sugerir mudanças para melhorar a qualidade e a jogabilidade do produto. Para ser um tester, o profissional precisa, principalmente, de experiência com o universo dos jogos e um portfólio para demonstrar seu conhecimento.


Leia Também:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

OsTops 2024, melhor site de indicações.

Mais Recentes

  • All Posts
  • Android
  • Animes e Mangás
  • Blog
  • Diversos
  • Entretenimento
  • Filmes e Séries
  • Games
  • iOS
  • Música
  • Reviews
  • Tecnologia
  • Uncategorized
  • Viagens
  • Windows

Links

© 2024 Todos Direitos Reservados Os Tops